sábado, outubro 30, 2004

Leituras no tempo. Rio Maior 1878 (6ª parte)

Estradas

Passava por esta villa a estrada real, de Lisboa ao Porto, mandada construir por Dª Maria I, e n'ella se encontram algumas obras d'arte de muita importancia, como as pontes de Asseiceira e Fonte Branca: havia também a da Amieira, que foi demolida. As outras ainda estão bem conservadas.
Ao sul da villa, foi construída, em 1870, por conta do governo, uma óptima ponte de alvenaria, sobre o rio. É municipal.
Actualmente, é atravessada pela estrada real em construcção, que hade ligar Santarem com a praça de Peniche, e com a que liga esta villa com a estação do caminho de ferro da Ponte de Sant'Anna.
É n'esta estrada a ponte de Freiria, cujo taboleiro foi lançado a 27 d'Abril de 1876. Esta ponte está entre Rio Maior e o Cartaxo.
Offereceu grandes obstaculos a construcção dos fundamentos para os encontros.
A ponte é de ferro e tem 40 metros de vão, e a viga é em treilli, com 4 metros de altura. A sua construcção foi dirigida pelo distinctissimo engenheiro, o sr. Domingos da Apresentação Freire, que foi o auctor do projecto.
Foi construida pela acreditada casa Fives Lille.
Ao acto do lançamento do taboleiro assistiram os administradores de Rio Maior e Cartaxo, as camaras municipaes d'estes dois concelhos, o director das obras publicas do districto, os engenheiros da mesma direcção, mr. Labille (representante da empreza constructora Fives Lille) e mais de 4000 pessoas das visinhanças.
Durante a operação, tocaram as philarmonicas do Cartaxo e Rio Maior, e houve differentes vivas.
A ponte é no sítio chamado Porto da Freiria.
Andam em construcção, a estrada de Rio Maior a Alcobaça, e a da mesma villa a Torres Novas.
Ha também uma boa estrada municipal, nova, que vae d'aqui à aldeia das Alcobertas, na extensão de 3 kilometros.
Já se vê que este concelho não é dos mais mal dotados, quanto a viação publica.

(Por princípio mantém-se a ortografia original dos documentos transcritos)
LEAL, Pinho, Portugal antigo e moderno, 1878

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